segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Comunicado do Caniclube

O Caniclube vem por este meio comunicar a toda a comunidade agiliteira a intenção de não participar em provas de alcatifa. A partir do dia de hoje (14 Dez 09) nenhum elemento do Caniclube participará em provas com piso de alcatifa. Esta nossa decisão é em defesa do agility e dos nossos cães… depois de um fim de semana de puro anti agility na Batalha.

Eu, Filipe Vilhena, peço a todos que parem um pouco para reflectir, porque o que aconteceu na Batalha até doeu na alma..!!! Os nossos cães cada vez estão mais rápidos , as pistas, na vertente técnica, cada vez contemplam mais mudanças de direcção e as alcatifas cada vez são piores…!!!! Isto só pode dar numa mistura explosiva de anti-agility com algo de patinagem artística…!!!! Com as consequências inerentes a nível de saúde dos nossos cães e mesmo de evolução técnica.

Da minha parte, apenas lamento não ter tomado esta decisão mais cedo… mas como nunca é tarde… não dou mais para este peditório…!!!


O Caniclube,

Filipe Vilhena

5 comentários:

Artur Pires disse...

Filipe

Todos sabemos que não é fácil arranjar locais cobertos, com público para a prática do agility.Na Batalha pelo que me lembro sempre teve bom público a assistir.Só que é como dizes as coias, pistas ,cães e condução, evoluiriam muito e hoje um mau piso faz muita diferença e ~põe em risco que se prontifica a participar de uam competição/espectaculo.Aqui deixamos de vez com as provas no Parque de Exposições Imigrantes por causa da qualiadde da alcatifa, ou antes pela falta de qualidade.Por isso, mesmo sabendo do quanto custa uma equipa tradicional como Caniclube tomar esta atitude,deixo aqui o meu apoio á iniciativa e espero que todos os restantes competidores e dirigentes reflitam seriamente sobre a vossa atitude, antes que algum cão ou até condutor se lesione seriamente.

Abraço

Abraço

Artur Pires

Anónimo disse...

Tem o Caniclube todo o apoio da minha "comunidade familiar" nesta questão até porque temos dois exemplos nada agradáveis do quanto uma alcatifa de prova pode prejudicar...
Se por um lado tenho uma sheltie que «encostou» em plena carreira agiliteira, enfrentei cirurgias durante um ano, pensos, e acima de tudo tive de olhar para a minha cadela a ter dores horrorosas e privada quase de andar. Investi alma, coração, tempo e dinheiro num cão que no fundo correu uma época e meia...Pior, inflingi, ainda que indirectamente, um sofrimento num ser que amo de coração...Errar todos erramos, mas depois de reconhecido o erro, reincidir no mesmo é brutalidade! Mais recentemente, foi o João a ficar lesionado, também com luxação, mais de 6 meses de recuperação, com dores fortes...e tudo porquê? por falta de aderência a um piso aquando da rotação de um membro...Como tal, provas de alcatifa lisa? Não obrigada!
Se, indubitavelmente, os cães evoluíram, os condutores também, as pistas intensificaram a dificuldade, será que não é possível que as condições das provas evoluam também?
A mudança é difícil, porque é...Mas conviver com uma luxação não é mais fácil!
Acreditem!
Parabéns Caniclube
Sara Roque Luis

filipe vilhena disse...

Olá Artur e Sara,
O problema principal foi que a evolução do proprio agility não foi acompanhada pela evolução das alcatifas...!!! Bem pelo contrário... as alcatifas cada vez são piores... é evidente que uma boa alcatifa à 7-8 anos poderá já não o ser actualmente... Mas qualquer uma das alcatifas que usavamos à 7-8 anos é bem melhor que as actuais...!!! Quem não se lembra da alcatifa do Mundial de Portugal... apesar de ter sido uma alcatifa que não aguentava mais do que um evento de agility, pois esfiapava toda...!!! Mas a nível de tracção era bastante aceitável... as de agora são autênticos paninhos de cozinha... tal a espessura que apresentam...!!!!
As alcatifas utilizadas em Braga e Batalha não permitem ao próprio juiz ter a noção exacta do tempo std que deve dar… Será admissível termos agilitis g2/g3 a 3,2 metros segundo…??? E jumpings a 3,5 ms…???? E mesmo com estes tempos a maioria dos cães teve dificuldade em ficar dentro do tempo…!! Isto não é o agility moderno… ou pelo menos não é o agility que eu quero fazer!!!!
Na Batalha tive vergonha de expor os meus cães aquela situação e de mostrar um agility tão deprimente ao público… Não será deprimente para o público ver cães em pista a debaterem-se o tempo todo para não escorregarem…. A irem a passo pois qualquer aceleradela é uma escorregadela…

Também temos que compreender que as Exposiçoes Caninas estão em declínio, cada vez menos expositores e publico, logo menos ganhos que implica baixar os orçamentos e onde é que é mais fácil cortar…??? Na alcatifa… que para a Beleza não é importante que tenha muita tracção… compra-se a mais barata e poupa-se um dinheirão… eu compreendo que os organizadores o façam mas eles tb devem compreender que eu não tenho que expor os meus cães a certas situações… pq se houver uma lesão sou eu que tenho que os tratar e sou eu que passa horas a treina-los… qd digo eu estou a querer dizer todos nós que nos dedicamos ao agility e aos nossos cães de uma forma muito séria…

Claro que à comissão de agility não interessa acabar com a alcatifa porque isso iria colidir com interesses inerentes às provas da Batalha e Exponor… como tal teria que ser a união dos agiliteiros a terminar com esta situação… o problema é uma boa parte das pessoas em OFF dizem que a alcatifa tem que acabar mas depois, na próxima prova em alcatifa estão lá para alimentar mais um pouco este cancro… Esta desunião vai acabar com o agility no CPC… mas concerteza o agility não acabará em Portugal… !!!!!

Um abraço para todos aí no Brasil e para o João da Pi...
Filipe Vilhena

2PAC disse...

Todos sabemos que não é uma decisão fácil de tomar, especialmente, quem luta para ganhar, mas a médio longo prazo temos que esperar que compense, e compensará sempre para os nossos cães!!!!

E ao menos ficamos de consciência tranquila porque fizemos o que pensamos correcto e o que afirmamos e acima de tudo protegemos a integridade física dos nossos cães (já chega do politicamente correcto "ai que nunca bato nos meus cães ... etc e coisas do género" e depois OBRIGAMOS os cães a correr ou melhor a derrapar em alcatifas humilhantes, a minha decisão foi tomada em consciência sabendo perfeitamente que podia comprometer os meus objectivos, mas não pode valer tudo para NÓS vencermos, sim somos NÓS que vencemos e não eles... os troféus são para nós exibirmos aos nossos amigos... temos que estabelecer limites!!Não vamos voltar aos tempos em que se fazia agility em cimento, ou vamos??? É que parece que já faltou mais!!!

Ao Filipe e ao Caniclube a gota de água foi a Batalha a mim e à Bomcãoportamento foi a Exponor!!

Peço a todos que se lembrem da primeira prova do campeonato CPC em Viseu... isso sim demonstra total respeito pelos guias e cães!!

João Freitas - Elemento da Bomcãoportamento

NOTA: Opinião pessoal e não da Escola Bomcãoportamento, mas que como todos sabem desde o início do ano decidiu que não participava em provas em alcatifa.

Saudações Agiliteiras

(desde fora de alcatifas ;))

Jay SRD disse...

Infelizmente tenho que realçar uma coisa que disseste Filipe, mas que é a triste realidade, é que mesmo depois desta reviravolta pós-batalha, vai continuar a haver gente a criticar e a ir ás provas de alcatifa... Era preciso "falar menos e bater mais", como se dizia na minha terra.
Parabéns aos nossos Inamigos, ou seja voces mesmos :) e ao Gonçalo - Benvindos ao "movimento".

GAP, I love this game!!!

Abraço!