segunda-feira, 22 de junho de 2009

O que é o Agility ?

O Agility é a modalidade canina com maior projecção a nível mundial. Actividade canina inspirada no hipismo, surgiu em Inglaterra à cerca de 25 anos. O cão conduzido pelo seu condutor tem que ultrapassar uma série de obstáculos (saltos, túneis, pneus, passerele, slalom, balancé, paliçada e salto em comprimento) no menor tempo possível e com o mínimo de faltas possíveis.

A Pastora Alemã Crazy a executar o balancé


O Pastor Alemão Rex a executar um salto


Ganha o cão que melhor souber aliar a velocidade a uma boa execução técnica!!!
Cada cão conduzido pelo respectivo condutor tem que executar uma pista de 18 a 20 obstáculos, a qual tem sempre um traçado diferente. Só no momento em que o juíz acaba de montar a pista é que os condutores conhecem a disposição dos obstáculos, sendo que tem cerca de 5-7 minutos para reconhecerem o traçado de forma a saberem onde se devem colocar nos diferentes pontos da pista.

A Border Collie Lassie a executar a paliçada


A Pastor Belga Malinois Iris a executar o salto em comprimento


Os cães iniciados começam no grau 1, competindo em pistas com traçados mais simples, passando depois ao grau 2 e 3 onde encontram traçados mais complicados que exigem um maior apuro técnico ...

A Border Collie Mell a executar o slalom


A Beauceron Yuca a executar a passerelle

Actualmente as raças com mais predisposição para esta modalidade são os Border Collie e Pastores Belga (na classe dos cães maiores, chamada classe standard) e os Shetlands e Pastores dos Pirineus (na classe de cães mais pequenos, chamada classe mini e midi). Sendo raças geneticamente predispostas para o trabalho atingem performances fantásticas dentro de pista...!!
Com outras limitações mas igualmente excelentes cães de agilty temos raças como o Pastor Alemão, Boxer, Dobermann, Caniches, Labradores e Goldens Retriever.

0 comentários: