Realizou-se nos dias 18,19 e 20 de Setembro de 2009 o Campeonato do Mundo de Agility em Dornbirn na Aústria. A equipa Portuguesa foi constituída na classe Midi por Hugo Santos / Trantor, João Ferreira / Pi e na classe STD por Filipe Vilhena / Astra, Luís Sousa / Bell e Sérgio Sousa / Ben.
Depois de 2 dias de viagem em autocaravana e de algumas peripécias pelo meio, uma parte dos seleccionados chegou ao local do Campeonato... o motorista, o cozinheiro e o lavador de loiça... e agora adivinhem quem é quem??? Entre Filipe, Luís Sousa e João Ferreira...!!!! Aceita-se apostas...
Chegados ao local foi fácil percebermos que não estariamos perante o mais bem organizado Mundial de sempre... bem pelo contrário...!!!!
Não tinhamos conseguido fazer a reserva do Camping via internet mas no local logo nos disseram que era só escolhermos o sítio onde queriamos ficar...!!!!
Mal entramos no pavilhão deparamo-nos com um pavilhão pequeno comparativamente aos Mundiais dos anos anteriores...!!! O que se veio realmente a constatar, pois nos dias das provas as bancadas estiveram quase sempre lotadas !!!
Com treino na 5ªfeira (dia 17) pelas 13.15h, a comitiva Portuguesa treinou bem e todos tentaram adaptar os cães ao piso... à noite tivemos o jantar de abertura do Mundial que não foi mais do que um simples self-service na cantina do pavilhão...!!!!!!!!!
Na 6ª feira (dia 18) tivemos as provas por equipas e a equipa Portuguesa obteve o pior resultado de sempre de uma representação nacional... em 6 mangas houve 5 eliminações... foi mau...!!!! Enfrentei talvez a mais dificil pista - agility large team - de todas as que já tive nas minhas 6 participações em Mundiais...!!!No Sábado (dia 19) realizaram-se as provas individuais e na classe STD as 3 duplas Portuguesas presentes fizeram provas sem faltas mantendo acesa a esperança de uma boa classificação na geral... Na classe midi o Trantor fez 2 faltas e a Pi eliminou.
O Domingo (dia 20) era o dia de todas as decisões: na classe midi o Trantor fez um manga de Agility sem faltas e com excelente tempo classificando-se na geral em 25º em cerca de 60 concorrentes, a Pi foi eliminada, mas apesar da eliminação ficou a certeza de estarmos na presença de uma Pastor dos Pirineus com muito potencial.... e finalmente chegou a decisão final para a classe STD, uma pista de dificuldade elevada mas muito fluída, assistiram-se a autênticos recitais de agility !!!
As 3 duplas Portuguesas voltaram a fazer provas sem faltas o que possibilitou que Portugal no conjunto das duplas STD alcança-se a melhor classificação de sempre na competição individual ao colocar 3 concorrentes nos 30 primeiros classificados da classificção geral individual STD em 130 concorrentes...!!!!
O Ben classificou-se em 18º, a Astra em 28º e a Bell em 30º...!!!!
Os vencedores das classes individuais foram:
Lisa Frick / Hoss (Border Collie) - Austria - classe ST
Natasha Wise / Dizzy (Border Collie) - Inglaterra - classe Midi
Carolina Pellikka /Kerttu (Shetland) - Finlândia - classe MiniAssim como já havia sucedido no EO2009 voltou-se assistir a prestações de algumas duplas verdadeiramente inacreditáveis atingindo velocidades alucinantes... fruto da evolução que o agility vai ganhando de ano para ano.
A nível de pistas, exceptuando a pista do agility large team, tivemos pistas de dificuldade média-elevada mas extremamente fluídas com muitos "giras" e "cegos"...!!! Os contactos obrigavam quase sempre os condutores a distanciarem-se de forma a ganharem a trajectoria seguinte... e a seguir aos contactos tinhamos sempre trajectórias para trás o que dificultava imenso a acção aos running-contacts...
Foi sem dúvida um Mundial muito competivo mas que cada vez perde mais espaço para o Europeu onde se vive uma atmosfera diferente com um nível competitivo superior... e se o Mundial cada vez apresenta infraesturas mais débeis no Europeu observa-se exactamente o contrário...!!!!!
Obrigado ao Luís Sousa e ao João Ferreira pelo espirito de grupo e companheirismo que conseguimos criar entre nós os 3...!!!! Infelizmente o mesmo não sucedeu com o resto da equipa por culpa de todos... sem excepção... também assumo aqui a minha cota parte de culpa...!!! Se calhar fruto de personalidades e feitios diferentes... Mas apesar de tudo e apesar da aparente separação todos se respeitaram e não houve os "casos" que se chegaram a verificar noutras selecções nacionais do passado....
Pessoalmente não consegui cumprir os objectivos a que me propus pois na competição team foi "mau de mais" e no individual apesar de não ter conseguido ficar nos 20 primeiros consegui uma honrosa classificação ao classificar em 28º...
A Astra não se adaptou totalmente ao piso e ao ambiente de um pavilhão lotado o que se reflectiu em segundos a mais que não possibilitaram melhor classificação !!!!!
VÍDEOS by Just Agility
Filipe Vilhena & Astra