segunda-feira, 15 de maio de 2017

A importância da sociabilização do cachorro:
A sociabilização do cachorro nos primeiros meses de vida é essencial para garantir que os cães crescem com um temperamento são e equilibrado. A janela máxima de sociabilização do cachorro acontece entre a 8ª e 14ª semana de vida, e, é neste período que o cachorro deve ser exposto às mais variadas situações e estímulos, uma vez que está numa fase de absorção de experiências. Após esse período ideal e exposto a situações/estímulos novos, a tendência será reagir ao invés de absorver. É muito mais fácil prevenir um problema/comportamento do que extingui-lo depois de adquirido. Por isso, esta fase é determinante para o modo como o cão há-de crescer e viver na fase adulta e muitos donos de cachorros deixam passar esta altura devido a alguns veterinários ainda recomendarem que os cachorros não saiam de casa antes do programa de vacinação estar concluído.
Acreditamos que as vantagens da sociabilização precoce (num ambiente controlado e com os devidos cuidados) são largamente superiores ao potencial risco de contracção de doenças infecciosas.

Muitos dos casos que chegam diariamente à nossa escola tais como a agressividade, reactividade a cães e pessoas; ansiedade por separação, comportamentos destrutivos, eliminação inapropriada, comportamentos compulsivos, fobia a ruídos, etc são fruto de uma incorrecta ou em muitos casos, inexistente sociabilização.



0 comentários: